Em 1931, o Príncipe Edward VIII veio ao Brasil e, desejando contribuir com o crescimento do país, teve a ideia, em 1935, junto ao British Council, de fundar a primeira Cultura Inglesa do Brasil.
Foi em 1957 que Mr. Bennett solicitou autorização ao British Council para fundar a Cultura Inglesa em João Pessoa, que foi reconhecida como uma das cinco unidades fundadoras no Brasil. Cinco anos mais tarde, Mr. Bennett precisou retornar definitivamente à Inglaterra. O British Council, então, convidou David H. Barlow, à época um professor da Cultura Inglesa em São Paulo, para assumir a direção da unidade em João Pessoa.
Mr. Barlow esteve à frente da Cultura Inglesa por 50 anos, desempenhando um papel vital na expansão da escola para diversas cidades do Nordeste, incluindo a fundação das três unidades que continuam ativas na cidade João Pessoa. Por seus serviços prestados à educação e ao fortalecimento das relações culturais entre Brasil e Reino Unido, Mr. Barlow foi condecorado pela Rainha Elizabeth II com o título de MBE (Member of the British Empire) e, posteriormente, serviu como Cônsul Britânico.
Atualmente, os familiares de Mr. Barlow dão continuidade ao seu legado, unindo tradição e credibilidade à inovação e tecnologia, mantendo a Cultura Inglesa como a maior referência no ensino de inglês no Brasil.